Alunos do 8º Ano ampliam o conhecimento sobre o cérebro humano

Unidade: Funcionários | 3 Oct 2015

Estudando sobre o Sistema Nervoso, seus componentes, funções, características e curiosidades, os alunos do 8º Ano testaram a resposta do cérebro a determinadas informações, realizando diversos procedimentos no Laboratório de Ciências.

Em um deles os alunos assentaram-se sobre a mesa e a professora bateu, de leve, logo abaixo do joelho, com um martelinho de borracha. Os alunos observaram que a perna suspendia de forma involuntária e compreenderam que essa ação se deve ao ato reflexo, uma resposta automática e involuntária que temos quando reagimos a certos estímulos.

Em outro procedimento os alunos colocaram o dedo indicador direito na água fria e o indicador esquerdo na água morna. Após alguns minutos colocaram os dois dedos na água em temperatura ambiente e puderam perceber que as sensações se inverteram: o dedo que estava na água fria ficou quente e o dedo que estava na água morna ficou frio. Após análise desse experimento, os alunos concluíram que as sensações de quente e frio estão relacionadas às trocas de calor entre a mão e a água.

Segundo a professora Milena Almeida, as atividades causaram grande interação, curiosidade e aprendizado entre os alunos, onde puderam compreender melhor os processos estudados em sala de aula.