Crianças do Turno Estendido aprendem sobre as atitudes colaborativas 

Unidade: Brasília | 31 Aug 2015

As professoras Roseli Luro e Larissa Andrade iniciaram uma conversa informal na rodinha onde intercambiaram sobre o tema do bimestre, A humanidade é nossa pátria, e lançaram a seguinte pergunta: o que cada um de nós pode fazer para que tenhamos uma pátria mais consciente e feliz?

As respostas foram inúmeras: não brigar, fazer carinho, não morder o colega, colaborar com a mamãe, etc. As docentes continuaram com o intercâmbio até que chegaram na questão do lixo. As crianças aprenderam que o descarte do lixo em local inapropriado causa danos à natureza e transtornos para a vida, como alagamentos, doenças e poluição. Todos demonstraram interesse e ouviram, com muita atenção, as explicações de como fazer o descarte de forma correta.

Em um outro momento, durante uma atividade ao ar livre, cada criança recebeu uma vassoura e uma pá para colocar em prática o que aprendeu. Todos levaram muito a sério e fizeram questão de recolher o maior número de lixo possível, colocando-o no lugar correto, na lixeira.

“Foi uma atividade muito interessante, a sementinha foi plantada. Esperamos que germine e que, desde já, possamos contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes. Aproveitamos o material de limpeza para realizar uma atividade psicomotora muito legal! Foi realmente uma manhã de muito aprendizado e diversão”, declararam as professoras.

“A vida é atividade constante. Esse movimento constante deve repetir-se em nossos pensamentos, sentimentos e traduzir-se em atitudes.” Da Logosofia