Turma do 6º Ano realiza trabalho de campo em Matozinhos (MG)

Unidade: Cidade Nova | 28 Aug 2015

Para entender de onde vem o cimento, a extração em rochas calcárias e a formação de espeleotemas (estalactites e estalagmites) em grutas, a professora Suely Takahashi levou os alunos do 6º Ano para conhecerem a Gruta do Ballet, no município de Matozinhos (MG).

A turma correlacionou o conteúdo aprendido na etapa sobre o uso de recursos naturais com a prática de estar em um local de extração da matéria prima para a fabricação do cimento, a partir de rochas calcárias.

Com seus imensos paredões, grutas e sumidouros, o vale cárstico de Poções possui várias cavernas e sítios arqueológicos. Os alunos visualizaram diversas pinturas rupestres nas rochas, um dos vestígios de ocupação humana mais interessantes encontrados na área cárstica de Lagoa Santa.

Atualmente, a gruta do Ballet está inserida nos terrenos de uma fábrica de cimento. Por exigência dos órgãos ambientais, a mineradora foi obrigada a criar dentro da sua propriedade uma RPPN (Reserva particular do patrimônio natural), a Fazenda Bom Jardim, e investir em projetos ambientais, entre eles a conservação da referida gruta.