Alunos do Fundamental preparam brincadeira de caça ao tesouro

Unidade: Goiânia | 2 Aug 2015

As crianças de cada uma das turmas do Fundamental prepararam para os próprios colegas de sala um caça ao tesouro, fazendo referência ao GPS (um dos temas da agenda escolar). A atividade foi realizada em três etapas:

• Confeccionaram lindas cartinhas falando sobre um grande tesouro que é a amizade;
  • Escolheram um local do colégio para colocar a cartinha;
  • Registraram as orientações de direção (vire à direita, vire à esquerda) para que o outro grupo pudesse chegar ao local determinado.

Nas aulas posteriores a professora de Movimento Criativo, Adriana Lima, entregou o registro das orientações e as crianças saíram em busca do tesouro. Ao ser encontrado, fizeram a leitura da cartinha e refletiram sobre a oportunidade de ter amigos, de poder homenageá-los e do quanto é importante cultivar muitos valores para manter as amizades.

Segundo a docente, a atividade cumpriu o objetivo de trabalhar com as crianças a lateralidade, fazendo com que aperfeiçoem as noções de direção e de localização. O que se destacou na experiência, mais do que ir em busca do tesouro, foi a oportunidade que as próprias crianças tiveram de escolher um local do colégio adequado para colocar a surpresa e pensar em qual seria a trajetória que deveria ser percorrida para chegar ao destino, elaborando uma lista de indicações de direção (ex: vire à direita, vire à esquerda, siga em frente), assim como o GPS faz.

“É muito gratificante observar a alegria e interesse das crianças em preparar uma surpresa agradável, pensando nos amigos, e aprendendo a valorizar o cultivo das amizades. Ao mesmo tempo em que aprenderam um pouco mais sobre noção espacial e senso de direção”, declarou Adriana.