5º Ano reflete sobre as diversas culturas e aprende sobre o amor

Unidade: Uberlândia | 1 Aug 2015

Sob os cuidados da professora Talita Franco, os alunos da Turma da Gratidão (5º Ano) realizaram um projeto literário sobre o livro Somos todos irmãos, da Coleção Nossa Turma, escrito por Guilherme Cavalieri.

No decorrer do projeto foram selecionadas algumas culturas a serem investigadas pelos alunos: a francesa, a egípcia, a japonesa e a australiana. Foi observado que existem entre as pessoas que habitam em tais países diferenças na forma de se vestir, na língua que é falada, nas brincadeiras das crianças, nos alimentos que se costuma consumir, entre outros aspectos. Mas, a atividade levou os alunos a refletirem que há algo que nos une.

As crianças pensaram sobre o que existe em cada um de nós que nos identifica como seres humanos. Elas entenderam que todos os seres humanos têm, em prerrogativa, grandes possibilidades, pois fomos dotados de um maravilhoso mecanismo mental e sensível, o qual podemos conhecer e aprender a manejar, e, desta forma, desfrutar de felizes realizações. Elas perceberam ainda que o amor é uma linguagem universal, é uma dádiva de Deus.

“Ao final do projeto observei esboçar-se nas crianças parte do conceito de família humana. Essa é uma grande compreensão. O sentimento de afeto pelo semelhante me faz querer para ele o mesmo bem que quero para mim. Tenho aprendido como é importante a vinculação homem e homem e me senti grata em poder estimular nas crianças a criação desse nobre sentimento”, declarou a professora Talita.