6º Ano realiza estudo sobre o Ipê e faz analogia à família

Unidade: Brasília | 30 Jul 2015

Para trabalhar o tema Família interdisciplinarmente com o conteúdo de Geografia, a professora Irina Alves fez uma analogia com os diferentes tipos de Ipê. Na aula, ela leu um texto científico sobre a árvore destacando as características de gênero, família e espécie, e explicou que assim como uma árvore pode ter formas diferentes, a nossa família também pode. Nesse momento alguns alunos compartilharam sobre a composição de suas famílias.

A docente também explicou que para um Ipê crescer forte, ele precisa de alguns elementos e os alunos os listaram: solo fértil, água, sol... Em seguida, ela pediu para que refletissem sobre quais elementos uma família precisa para viver em harmonia e, com a imagem de um ipê em mãos, os alunos escreveram honestidade, dedicação, paciência, generosidade, afeto, amor, entre outros.

Irina finalizou este momento levando os estudantes a perceberem que a sala de aula também é uma família, que cada um é diferente do outro e que, quando cultivam os valores e sentimentos que escreveram ao lado do ipê, engrandecem e fortificam essa unidade familiar.

“Esta analogia foi importante para trabalhar o respeito pelas diferenças e a importância do cultivo de valores para uma convivência feliz. Pedi para que a união, compreensão, amizade e respeito fossem cultivados!”, concluiu a professora.