Artigos Pedagógicos

Ensinando a ser bom, mas não ingênuo

Simone Raposo

Outro dia, ao preparar-me para uma conversa com pais de alunos adolescentes sobre o que é ser bom nos dias de hoje, repassei mentalmente algumas das muitas perguntas que as pessoas têm sobre esse assunto. Perguntas embaraçosas, muitas vezes, como estas: Afinal de contas, como ensinar a ser bom num mundo sabidamente povoado de maldades? E essa história de fazer o bem sem a olhar a quem, (...)

Ler artigo completo

Educar a criança. Para quê?

Marise Alencar

Muitos são os aspectos que devem ser levados em conta para educar uma criança. Para estes pequenos seres, que chegam ao mundo, estão reservadas muitas experiências. Como pais, esperamos que vivam com saúde e que tudo ocorra da melhor forma possível. Mas o que muitos que têm a seu cargo a condução da vida dos menores não se advertem é que há muito que plantar nesses canteiros tão (...)

Ler artigo completo

A Família numa cultura em decadência