Artigos Pedagógicos

Melhores pais, melhores filhos

Marise Nancy de Alencar

Recentemente, ao coletar dados para uma pesquisa sobre a velha dupla escola/família, deparei-me com respostas muito interessantes. Uma delas diz respeito a como a família é vista pela escola. A resposta que mais apareceu foi que “a família sempre ajuda a escola, pois é uma outra visão do processo do aluno”. Numa outra pergunta sobre o professor, 80% das respostas foram que “o bom (...)

Ler artigo completo

O valor da compreensão e da colaboração

Eduardo Barbosa

Para a Logosofia, “colaboração é a parte de esforço, boa vontade e até de sacrifício, que o homem oferece em favor de uma amizade, de uma empresa ou de um ideal”. Quando se observa e analisa a situação mundial e os inúmeros esforços feitos para assegurar a paz entre os homens, podemos concluir que, em realidade, o que está faltando para aproximar os homens em torno de ideais (...)

A experiência do Vestibular

Dalmy Gama

Para você, jovem aspirante aos cursos superiores, a experiência do vestibular traz consigo um campo de luta de singulares projeções psicológicas. Entre o estudante e o seu ideal de ser um médico, um professor, um engenheiro, um farmacêutico etc, existe o desafio dos exames vestibulares, em forma de obstáculo a ser transposto. É certo que cada jovem vive a seu modo os transes dessa luta, (...)

Ler artigo completo

Gratidão: um valor a ser ensinado

Eduardo Barbosa

Os Colégios Logosóficos adotam uma linha pedagógica que se caracteriza pelo incentivo ao desenvolvimento, no aluno, das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar. Esse estímulo tem reflexos positivos tanto na aprendizagem dos conteúdos curriculares como no cultivo de valores permanentes para a vida. Paralelamente ao desenvolvimento das capacidades da inteligência, a (...)

Ler artigo completo

Para onde vai a Escola? Para onde vai a Família?

Marise Alencar

Participar de congressos, ler, estudar, concluir graduações, pós-graduações, mestrados, enfim, tudo isso significa muitos estímulos e novos conhecimentos para um educador. Numa dessas maratonas para capacitar-me, ouvi uma explicação do que significava a palavra “aluno”. Levei um susto. Cheguei a ficar um pouco pensativa por alguns segundos, após o que ouvi. Em latim, “aluno” (...)